quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Informática - Fazendo o fone de ouvido e microfone Bluetooth T9 funcionar, como emparelhar com o Windows 7 x64

Boa noite pessoal, vou compartilhar uma experiência hoje com um dispositivo bluetooth, eu bati um pouco de cabeça e quem sabe pode auxiliar a outros internautas que também passaram por dificuldades com coisas simples, afinal, a tecnologia é assim mesmo.



Hoje me aventurei a comprar um desses fones de ouvido bluetooth, lógico que para variar, optei por comprar desses mais simples vulgarmente conhecidos como Xing Ling".

Já estava quase entrando em desespero e dando pro meu cachorro mastigar, pois não conseguia fazê-lo funcionar, o manual não dava maiores detalhes nem em inglês e muito menos traduzido, como ainda não sei falar mandarim, então a coisa ficou bem complexa. O pior é que não encontrei tutoriais ou outros recursos na net.

Eis que derrepente, me passa a idéia de apertar o botão segurando por bastante tempo (por mais de 10 segundos) só para ver o que ia dar, e puf, agora sim, o dispositivo funcionou, a luz ficou acessa direto, abriu o recurso de identificação e emparelhamento do dispositivo.

E por incrível que pareça, o produto me surpreendeu, para o uso de ligações telefônicas via VOIP ele foi perfeito, um alcance razoável (em torno de 3 metros efetivo para fala, para escuta até uns 8 metros), teve um sinal claro e equilibrado sem ruídos, então é um aparelho que recomendo a todos, barato e funcional.

Então para quem também apanhou um pouco, vai o macete, segure por um bom tempo o botão como se fosse ligar (a partir do aparelho desligado), e espere até a luz ficar acessa direto, somente depois disso é que o dispositivo vai abrir o emparelhamento com seu pc ou celular.
Uma característica, se for emparelhar com outro dispositivo, terá que fazer todo o procedimento novamente, pois ele só armazena o último emparelhamento.

Uma coisa boa no windows 7 (no meu caso o 64X) é que ele é totalmente gerenciado pelo próprio windows, você pode definí-lo como dispositivo de comunicação e deixar seu microfone do pc ou auto-falante como padrão, dessa forma ao ligar o fone ele já muda seu áudio e microfone para seu dispositivo e você já pode sair falando sem se preocupar em configurar nada.

Um de nossos leitores, o Rafael, indicou para nós um aplicativo no android capaz de fazer com que o som saia pelo fone bluetooth.
Normalmente o som é stereo e necessita de dois fones, esse é um dos motivos pelo qual não era possível colocar o som em um único fone bluetooth, com esse aplicativo isso já será possível.
O nome do aplicativo é "Mono Bluetooth Router", basta procurar ele no google play.

Ficamos aqui até mais!

22 comentários:

  1. Legal seu post, tenho um desse e é bem o que voce disse... excelente. Só que to com um problema, meu PC conecta, celular conecta, quando tento no Netbook q tem bluetooth interno, quem disse que conecta?? nem que a vaca tussa. Alguma Idéia? abs.

    ResponderExcluir
  2. Esse dispositivo tem que ser configurado para cada item bluetooth que vc utilizar.
    Por exemplo, se eu tirar de meu pc e colocar no celular, tenho que segurar o botão dele novamente até ele entrar no modo de procura.
    Seu notebook tem que ficar visível e você deve fazê-lo buscar também dispositivos bluetooth, encontrado basta você mandar conectar e usar a senha padrão desse fone de ouvido que é 0000.
    Depois de conectado, veja no seu mixer de volume se o áudio está no nível certo e está habilitado como dispositivo de gravação ou comunicação (no caso do windows 7).
    Boa sorte cara, posta ai depois de você conseguiu.

    ResponderExcluir
  3. o meu e a mesma coisa,conecto e tudo mas mas nao sai som nem o microfone funciona! ele se conecta mas nao funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos descartar a possibilidade de estar defeituoso.
      Para isso, teste em um celular que aceite microfone bluetooth, se estiver funcionando, são grandes as chances de ser a configuração de seu pc.
      Veja o gerenciador de áudio, e se está definido como dispositivo padrão de gravação.
      Outra observação, esse microfone deve estar dentro da faixa de 1,5m de distância do adaptador bluetooth, então por exemplo, se o adapatador bluetooth é usb e está atrás da máquina, pode estar com muitas barreiras para a rádio frequência chegar lá, coloque mais perto um do doutro e veja se melhora.

      Excluir
  4. Cara Você é Foodaaa!!! Morri aqui de procurar drives software e tudo mais que tiver direito kkkkkkkkkkkk MUITO OBRIGADO VALEU MESMO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou com o mesmo problema, como vc resolveu?

      Excluir
  5. Amigo, eu to com uma problema no meu... O Windows 7 não instala o driver dele de jeito nenhum! Não estou usando no Notebook, e sim no PC mesmo com um receptor bluetooth...
    Uso Windows x64, se puder me ajudar.. Fico no aguardo obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. configure seu bluetooth corretamente no windows, teste com um celular android com bluetooth ou qualquer outro dispositivo para ter certeza de que está ok.
      em seguida(com ele desligado), pressione o botão do fone e segure até que ele se ligue, quando ligar ele ficará em modo de busca, vá no windows e procure pelo dispositivo bluetooth.
      Agindo assim conseguirá, o resto está no tutorial acima.

      Excluir
    2. Caros amigos, segurar o botão durante um tempo até que o led azul ficasse aceso foi o suficiente para que fosse conectado ao celular com android que foi um sucesso somente para atender ligações telefônicas, e conectado ao PC com windows 7 - 64 bits, mas não encontro drivers para o dispositivo, o meu interesse é usa-lo para ouvir música via bluetooth.

      Excluir
    3. Para usá-lo para ouvir o áudio seja de música ou do sistema, basta nas propriedades do áudio configurar como dispositivo de saída padrão e dispositivo de comunicação padrão.
      Já para dispositivos móveis, dependerá de seu dispositivo, no caso do android, isso não não possível, justamente por não haver uma opção para desviar o áudio proveniente do mp3, talvez possa haver algum software que direcione essa saída de música para o fone bluetooth, mas eu pessoalmente desconheço.

      Excluir
  6. Boa noite Marcelo. Infelizmente ainda estou tendo problemas com o T9. Ligo ele e deixo o botão apertado por + de 10 segundos, mas em vez do led azul ficar acesso, ele fica intermitente com o led vermelho. Já deixei carregando por 7 horas achando que seria a bateria e até agora nada. Alguma ideia amigo? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo de como foi fabricado, o led vermelho intermitente também pode significar que ele entrou em modo de espera da conexão bluetooth, experimente fazer isso e tentar achar seu fone com o seu sistema operacional (seja o windows ou o android para celulares).

      Excluir
  7. Já fiz isso , mas o meu nao funciona no ps3??? o que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que para PS3 tenha que ser um específico para PS3, não sei dizer se fones comuns funcionam nesse aparelho.

      Excluir
    2. funciona sim' eu uso, mais o som n é dos melhores ;)

      Excluir
  8. Ai galera para quem estava com dificuldade em ouvir música no celular android encontrei uma maneira simples e eficiente chamada Mono Bluetooth Router, um aplicativo que tem na loja do Google play que funciona 100% e é fácil de configurar bastando ligar o botão ON ou OFF e ainda melhor o aplicativo é free....

    Link do Mono Bluetooth Router:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxistar.monobluetoothfree

    De mais vida ao seu fone de ouvido Bluetooth, baixe o Mono Bluetooth Router e divirta-se...

    Sucesso galera..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Rafael.
      Vou adicionar essa observação no tópico para quem tiver interesse.

      Excluir
  9. pow muito bom,mesmo me ajudou bastante valeu rafael.........ass renan..........

    ResponderExcluir
  10. tenho vontade de comprar um mas estou em duvida se tem como conectar dois fones em um só aparelho e o volume do t9 é bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei, não.
      Não conheço, atualmente, algum programa que faça em dois fones ao mesmo tempo, pelo menos não os programas atuais.

      Excluir
  11. Dá pra usar dois fones desse no mesmo aparelho ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, ao menos sem a ajuda de algum software, pois a conexão via bluetooth é serial e única, nunca vi conectar por bluetooth dois dispositivos ao mesmo tempo, ao menos com os drivers do windows.

      Excluir

Proibido uso de palavrões, ofensas, conteúdo pornográfico, discriminativo ou qualquer outro proibido por lei.