sábado, 1 de outubro de 2011

Refrigerando XBOX 360 com coolers de computador diminuindo risco de 3RL e 3RLOD

Olá amigos, vou mostrar hoje como montar um refrigerador de xbox 360.

ATENÇÃO: 
Antes de qualquer coisa, quero dizer que esse dispositivo é por inteira responsabilidade de quem monta, se você não tem nenhuma experiência para manuseio das ferramentas ou habilidade para seguir os passos, peça a ajuda de um adulto ou alguém com mais experiência, não somos responsáveis por qualquer dano que você venha a ter no seu aparelho, é por sua conta e risco.

Todos nós sabemos do problema de sobreaquecimento do xbox, principalmente os modelos mais antigos. O sistema de resfriamento que vou mostrar é praticamente universal, servindo para todos os modelos de xbox, alguns coolers que são vendidos além de caros, não são eficientes, pois pucham o ar para fora e seu fluxo sendo contrário ao cooler do processador que joga o ar para fora (no caso do modelo Slim), então colocar esse cooler em seu XBOX 360 Slim, eu pessoalmente, considero praticamente um assasinato ao seu video game.

Todo o cooler que for colocado na lateral do xbox deve ajudar ao fluxo de ar do cooler do processador, que no caso joga o ar para cima, então o ar deve entrar pela lateral e sair pela parte de cima (considerando que seu xbox esteja deitado na horizontal).

Entendendo o 3RL e preservando seu console

O significado de RL significa “red light” ou “luz vermelha” e o RLOD significa “red light of death”, ou “luz vermelha da morte”.
Quando seu video game apresentar essas luzes, não há mais o que se fazer, deve ser levado a assistência técnica, esse nosso dispositivo ajuda a refrigerar seu xbox de forma a aumentar e muito a vida útil de seu console, principalmente em regiões mais quentes.
Deve-se também ter alguns cuidados com seu video game, nunca coloque-os dentro de armários, em cima de pano, tapete ou travesseiro (obstrui as entradas de ar), ou em cima de outros aparelhos como dvds, televisão, etc. Ele deve fica rem cima de uma superfície rígida, ventilada e sem aparelhos próximos.

Esse modelo que construí tem uma grande vantagem, além de refrigerar de forma bem mais eficiente que alguns coolers comprados, respeita o fluxo original do aparelho, tem maior potência de resfriamento pelas ventoínhas serem mais fortes e também possui uma tela que filtra o ar evitando que poeira vá para dentro de seu aparelho, e o melhor, você pode fazer com sucatas de fontes de computador ou até mesmo comprar as ventoinhas que não passam de 10 reais.


Montando o dispositivo

Vejamos então, material necessário:

- 2 Ventoinhas (coolers) de fontes de computador (não a fonte real, pois é grande demais, a fonte atx mesmo)
- Uma fonte de 12V com pelo menos 800 mA
- Cabo elétrico de cobre (fio elétrico mesmo, ou arame um pouco mais grosso e maleável)
- Uma meia calça velha
- Fita durex ou isolante
- Alicate para descascar os fios e dobrar o arame se necessário (se usar o de cobre pode até ser feito a mão se usar algum mais rígido pode ter o risco de quebrar a ventoinha)

As fotos basicamente falam por si, basta unir as duas ventoinhas de lado com o fluxo de ar para baixo.
Amarre um barbante ou cola (fica ao seu critério, acho mais fácil o barbante) colocando-as lado a lado.






Despois disso, passe o arame flexível pelos buraco de da ventoinha de forma a formar uma gaiola na parte de cima e como se fossem pés na parte de baixo, dobre um pouco (1cm) eles na parte de baixo para fora para que ele abrace o xbox (se for o modelo antigo talvez tenha que abrir um pouco mais.



Observe que a meia calça (é uma tela bem fina) está em volta da ventoinha presa com fita durex e a gaiola em volta dá o espaço necessário para que o ar entre sem correr o risco do pano bater na paleta, faça de forma a ficar bem arejado aumentando o fluxo de ar.

Una os fios vermelhos de cada ventoinha e os pretos de cada ventoinha em paralelo de forma a ficarem somente 2 fios, um preto e um vermelho, o vermelho você vai unir no polo positivo da fonte de 12V e o preto no polo negativo da fonte de 12V, cuidado que a ventoinha e a fonte devem ser de 12V do contrário não funcionará ou correrá o risco de queimar o sistema.



Basta ligar a fonte na tomada e encaixar em cima do Seu XBOX, na parte o fluxo será direcionado para baixo aumentado a refrigeração e auxiliando o cooler do processador que fica na parte lateral do xbox (no caso vendo ele em pé e não deitado)
Se preferir o video game pode ser colocado de lado, apenas atente para que o refrigerador fique no meio da parte lateral.

Vejamos agora como fica a temperatura utilizando um termômetro de infravermelho, vejamos a temperatura antes de utilizar o nosso refrigerador.
Vemos que na parte externa do videogame, apenas ligando ele sem sequer rodar nenhum jogo a temperatura do ar que sai da parte lateral (o cooler do processador) chega a ter 42 graus e após 30 minutos de jogo passou dos 50 graus, esperamos esfriar e em seguida colocamos nosso refrigerador e fazemos a mesma medição 15 minutos depois de ligado.

A temperatura chegou a ter a mínima de 28 graus, durante o jogo teve um pico de 30 graus, o que nos dá uma boa margem de refrigeração, aumentando a vida útil e mais importante, sem levar poeira para dentro de seu xbox.
Espero que tenham gostado e que isso dê mais idéias para vocês!

Até a próxima.

4 comentários:

  1. Eu gostei do projeto, só não entendi a parte de ligar os fios do cooler na fonte, vou ter que cortar a ponta da fonte, descascar e ligar os fios ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nada é ligado na fonte do XBOX.
      Você terá que pegar uma outra fonte qualquer na voltagem do cooler.
      Se quiser uma refrigeração master, blaster, mega, super, X blablabla, poderá pegar um cooler de alta rotação em 110V e usar (é uma ignorância, é capaz de soprar o cd para fora do xbox).
      No caso, eu usei um cooler de 12V(esses de CPU) com uma fonte de 12V, apenas cortei os fios do cooler e imendei eles em paralelo para ligar na fonte, mantendo assim a tensão nominal de 12V (obs: se fosse em série, seria 12 + 12 total 24V).
      Meu xbox está até hoje funcionando muito bem.

      Excluir

Proibido uso de palavrões, ofensas, conteúdo pornográfico, discriminativo ou qualquer outro proibido por lei.